quarta-feira, 28 de maio de 2008

Green Marketing 2008


Já está marcada para o período compreendido entre 04 e 06 de agosto deste ano, na cidade de Washington, DC, a realização do "Green Marketing 2008". Organizado pelo American Strategic Management Instititute, o encontro tem por objetivo discutir o impacto da onda verde em defesa da sustentabilidade do planeta sobre as organizações empresariais.
A pauta de assuntos a serem debatidos abordará temas que visam identificar como as empresas podem consolidar sua posição de marcado e valorizar a sua marca através de iniciativas verdes, ecologicamente responsáveis.
Temas que estarão em discussão:
- Utilização de iniciativas de marketing verde para o aumento da competitividade;
- Incremento da visibilidade das iniciativas verdes adotadas pelas empresas;
- Alinhamento da marca e dos compromissos das empresas com uma visão de responsabilidade social;
- Construção de um sentimento interno de consiência social.
No Brasil, a necessidade das empresas repensarem seus posicionamentos estratégicos diante da pressão social pela eco-responsabilidade não difere em nada do mercado americano.
É necessário que as empresas revisem seu planejamento de forma a alinhá-lo com estas novas e relevantes demandas da sociedade.
E é exatamente sobre estes assuntos que estaremos tratando permanentemente no espaço deste blog.
"The leading business reasons for corporate social responsability are customer satisfaction, corporate reputation and business opportunities such as improved profits."
The site on International Corporate Sustainability Reporting
Maiores informações no endereço: http://www.asmiweb.com/events/m127.html

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Estratégia: a ameaça "radical verde"




Um estudo internacional elaborado pela consultoria Ernst & Young intitulado "Riscos Estratégicos aos Negócios - 2008 - Os Dez Maiores Riscos às Empresas"*, elaborado com base nas análises de mais de 70 especialistas ao redor do mundo, avaliou 12 setores da economia e indicou os 10 maiores riscos empresariais da atualidade.


A novidade é que, lado a lado de outras ameaças, aparece na nona posição pela primeira vez o "radical green", ou a ameaça verde radical, que pode ser entendida como a adoção extremada de hábitos "verdes" que estão influenciando o comportamento das pessoas em geral. Estas pessoas representam uma parcela crescente de consumidores disposta a alterar seus hábitos de consumo para alternativas de produtos e serviços ambientalmente corretas.

Este novo consumidor eco-responsável poder ser definido como sendo "aquele que busca conscientemente produzir através de seu comportamento de consumo, um efeito nulo ou favorável sobre o meio ambiente e a sociedade como um todo". (Lages & Neto)

Cada vez mais, é fundamental que possamos conhecer o perfil e as expectativas deste consumidor pela influência crescente que ele terá sobre as decisões empresariais. Alguns clientes verdes mais radicais, já encontram dificuldades em achar produtos ou lojas adequados ao atendimento de suas expectativas de consumo e guardam um silencioso e perigoso sentimento de instatisfação com relação à oferta atual existente no mercado.

Para atender a este novo consumidor, Petti e Charter sugerem que fiquemos atentos aos 4 Ss do marketing ambiental, quais sejam:

- Satisfação do consumidor
- Segurança dos produtos

- Aceitação Social

- Sustentabilidade dos produtos ou serviços

Mais do que um nicho de mercado, a pressão por um consumo ambientalmente responsável deverá provocar impactos em praticamente todos os segmentos da atividade empresarial.

É necessário portanto que desde já a sua empresa, seja ela de que porte for, comece a discutir os riscos e oportunidades advindos desta mudança de mercado, que evolui agora a um ritmo jamais visto em nossa história.

Para as empresas atentas, eu antevejo um mar de oportunidades. Aquelas empresas mais ligadas, que estejam pesquisando seriamente estas mudanças nas características do mercado e que consigam dar respostas na prática, através de planos de ação que tornem perceptíveis ao consumidor os novos produtos e serviços verdadeiramente "verdes" oferecidos pela empresa, estarão evitando a evasão de clientes e serão sérias candidatas ao aumento de sua participação de mercado, com a conquista de consumidores antes ligados a empresas que apresentam uma capacidade de resposta mais lenta a este processo de mudança.

Para estas empresas, não existirá mais a ameaça, mas sim a oportunidade "radical verde" a ser explorada pela frente.
* Para saber mais sobre a pesquisa que trata dos principais riscos aos negócios em 2008, consulte: http://estrategiaevarejo.blogspot.com/2008/05/estratgia-os-10-maiores-riscos.html

Marketing Verde: Do ECO-FEIO ao ECO-ICÔNICO



Nesta terceira semana de maio de 2008, os brasileiros tem sido bombardeados através dos jornais, da televisão e da Internet com notícias sobre catástrofes naturais que vem ocorrendo ao redor do mundo, cujo principal responsável apontado é o próprio homem.

Cresce a pressão para que a humanidade e as empresas adotem uma drástica mudança de postura em seus hábitos de vida e de consumo de forma que a sustentabilidade do planeta possa ser garantida a médio e longo prazo.Mas de que tipo de mudança de cultura e de hábitos de consumo que estamos falando agora?

O site trendwatching.com faz uma interessante análise neste sentido e que merece a atenção e a reflexão de todos NÓS, profissionais ligados à área de negócios.

Fazendo um breve histórico de como vem evoluindo o mercado verde, podemos considerar que tivemos em um primeiro momento uma fase que pode ser chamada do ECO-FEIO, caracterizada por produtos feios, de preço excessivo e que não cumpriam satisfatoriamente com as sua promessas verdes. A seguir tivemos a fase do ECO-CHIQUE, caracterizada por produtos tão bonitos e originais quanto os produtos que não contém promessas ambientalmente corretas. E como tendência para 2008, temos o ECO-ICÔNICO, tendência caracterizada por produtos e serviços amigáveis com relação ao meio ambiente mas que possuem uma proposta de design único e ambicioso, e que contribuem para que os consumidores eco-conscientes mostrem suas credencias verdes junto aos demais consumidores.

O coração da tendência do ECO-ICÔNICO está na ascensão de status que ela proporciona, pois muitos consumidores estão ansiosos por ostentar o seu comportamento verde, ja que existem literalmente milhões de outros consumidores impressionados por seu estilo de vida ecologicamente correto.

Portanto, os produtos ou serviços verdes neste momento têm de ser mais do que simplesmente ecologicamente corretos. Eles têm de ser símbolos de uma mudança de atitude e devem proporcionar uma identidade a estes consumidores diferenciados e comprometidos com a causa ambiental.

O Nissan Pivo da foto, carro conceito da montadora Nissan, é um exemplo radical de tudo o que mencionamos anteriormente. Trata-se de um carro movido a uma bateria de litium-ion e que possui uma cabine com rotação de 360 graus sobre um chassis de quatro rodas que pretende eliminar a necessidade da ré e e torna o estacionamento muito mais fácil. O design futurístico incorpora grandes portas para fácil acesso ao interior do carro e grandes janelas para ampla visibilidade. (Fonte: Wikipedia).

É claro que nem todos os produtos ou serviços serão tão radicais na solução de design a ser buscada, mas importante é que entendamos que não basta mais ser verde, tem que parecer verde.

E esta é a grade lição que levamos ao refletir sobre esta tendência.