quarta-feira, 21 de maio de 2008

Estratégia: a ameaça "radical verde"




Um estudo internacional elaborado pela consultoria Ernst & Young intitulado "Riscos Estratégicos aos Negócios - 2008 - Os Dez Maiores Riscos às Empresas"*, elaborado com base nas análises de mais de 70 especialistas ao redor do mundo, avaliou 12 setores da economia e indicou os 10 maiores riscos empresariais da atualidade.


A novidade é que, lado a lado de outras ameaças, aparece na nona posição pela primeira vez o "radical green", ou a ameaça verde radical, que pode ser entendida como a adoção extremada de hábitos "verdes" que estão influenciando o comportamento das pessoas em geral. Estas pessoas representam uma parcela crescente de consumidores disposta a alterar seus hábitos de consumo para alternativas de produtos e serviços ambientalmente corretas.

Este novo consumidor eco-responsável poder ser definido como sendo "aquele que busca conscientemente produzir através de seu comportamento de consumo, um efeito nulo ou favorável sobre o meio ambiente e a sociedade como um todo". (Lages & Neto)

Cada vez mais, é fundamental que possamos conhecer o perfil e as expectativas deste consumidor pela influência crescente que ele terá sobre as decisões empresariais. Alguns clientes verdes mais radicais, já encontram dificuldades em achar produtos ou lojas adequados ao atendimento de suas expectativas de consumo e guardam um silencioso e perigoso sentimento de instatisfação com relação à oferta atual existente no mercado.

Para atender a este novo consumidor, Petti e Charter sugerem que fiquemos atentos aos 4 Ss do marketing ambiental, quais sejam:

- Satisfação do consumidor
- Segurança dos produtos

- Aceitação Social

- Sustentabilidade dos produtos ou serviços

Mais do que um nicho de mercado, a pressão por um consumo ambientalmente responsável deverá provocar impactos em praticamente todos os segmentos da atividade empresarial.

É necessário portanto que desde já a sua empresa, seja ela de que porte for, comece a discutir os riscos e oportunidades advindos desta mudança de mercado, que evolui agora a um ritmo jamais visto em nossa história.

Para as empresas atentas, eu antevejo um mar de oportunidades. Aquelas empresas mais ligadas, que estejam pesquisando seriamente estas mudanças nas características do mercado e que consigam dar respostas na prática, através de planos de ação que tornem perceptíveis ao consumidor os novos produtos e serviços verdadeiramente "verdes" oferecidos pela empresa, estarão evitando a evasão de clientes e serão sérias candidatas ao aumento de sua participação de mercado, com a conquista de consumidores antes ligados a empresas que apresentam uma capacidade de resposta mais lenta a este processo de mudança.

Para estas empresas, não existirá mais a ameaça, mas sim a oportunidade "radical verde" a ser explorada pela frente.
* Para saber mais sobre a pesquisa que trata dos principais riscos aos negócios em 2008, consulte: http://estrategiaevarejo.blogspot.com/2008/05/estratgia-os-10-maiores-riscos.html

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