quarta-feira, 21 de maio de 2008

Marketing Verde: Do ECO-FEIO ao ECO-ICÔNICO



Nesta terceira semana de maio de 2008, os brasileiros tem sido bombardeados através dos jornais, da televisão e da Internet com notícias sobre catástrofes naturais que vem ocorrendo ao redor do mundo, cujo principal responsável apontado é o próprio homem.

Cresce a pressão para que a humanidade e as empresas adotem uma drástica mudança de postura em seus hábitos de vida e de consumo de forma que a sustentabilidade do planeta possa ser garantida a médio e longo prazo.Mas de que tipo de mudança de cultura e de hábitos de consumo que estamos falando agora?

O site trendwatching.com faz uma interessante análise neste sentido e que merece a atenção e a reflexão de todos NÓS, profissionais ligados à área de negócios.

Fazendo um breve histórico de como vem evoluindo o mercado verde, podemos considerar que tivemos em um primeiro momento uma fase que pode ser chamada do ECO-FEIO, caracterizada por produtos feios, de preço excessivo e que não cumpriam satisfatoriamente com as sua promessas verdes. A seguir tivemos a fase do ECO-CHIQUE, caracterizada por produtos tão bonitos e originais quanto os produtos que não contém promessas ambientalmente corretas. E como tendência para 2008, temos o ECO-ICÔNICO, tendência caracterizada por produtos e serviços amigáveis com relação ao meio ambiente mas que possuem uma proposta de design único e ambicioso, e que contribuem para que os consumidores eco-conscientes mostrem suas credencias verdes junto aos demais consumidores.

O coração da tendência do ECO-ICÔNICO está na ascensão de status que ela proporciona, pois muitos consumidores estão ansiosos por ostentar o seu comportamento verde, ja que existem literalmente milhões de outros consumidores impressionados por seu estilo de vida ecologicamente correto.

Portanto, os produtos ou serviços verdes neste momento têm de ser mais do que simplesmente ecologicamente corretos. Eles têm de ser símbolos de uma mudança de atitude e devem proporcionar uma identidade a estes consumidores diferenciados e comprometidos com a causa ambiental.

O Nissan Pivo da foto, carro conceito da montadora Nissan, é um exemplo radical de tudo o que mencionamos anteriormente. Trata-se de um carro movido a uma bateria de litium-ion e que possui uma cabine com rotação de 360 graus sobre um chassis de quatro rodas que pretende eliminar a necessidade da ré e e torna o estacionamento muito mais fácil. O design futurístico incorpora grandes portas para fácil acesso ao interior do carro e grandes janelas para ampla visibilidade. (Fonte: Wikipedia).

É claro que nem todos os produtos ou serviços serão tão radicais na solução de design a ser buscada, mas importante é que entendamos que não basta mais ser verde, tem que parecer verde.

E esta é a grade lição que levamos ao refletir sobre esta tendência.

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