Vamos colocar as coisas nas suas devidas dimensões.
Sabemos que precisamos passar por um processo de mudança em nossos hábitos de consumo e de produção se quisermos agir de forma responsável com o futuro do planeta. Mas quantos cidadãos / consumidores estão realmente conscientes da sua parcela de responsabilidade diante deste problema?
30% da população brasileira já percebe que os recursos naturais são esgotáveis
(fonte: pesquisa desenvolvida através de uma parceria entre o IBOPE e a ONG WWF-Brasil)
E qual é a parcela real de consumidores disposta a praticar hábitos de consumo ecologicamente responsáveis?
6% da população brasileira se procura se certificar de que o produto que levam para casa é ligado a uma empresa que respeita o meio ambiente e questões sociais
Portanto, é pouco eficaz as empresas inundarem o mercado com produtos e serviços verdes se, de outro lado, não temos um consumidor preparado para entender e valorizar o esforço destas empresas.
A etapa em que estamos, é a de educar o cidadão para o consumo responsável.
As empresas sérias e realmente empenhadas em contribuir para a sustentabilidade do planeta, devem iniciar a implementação de seus planos de ação com atitudes que proporcionem a educação e a consientização dos consumidores.
O nível atual de informação da população fica bem exemplificada nas atitudes tomadas no dia-a-dia das pessoas:
- 87% dos brasileiros não desperdiçam água quando escovam os dentes;
- 43% não gastam mais do que dez minutos para tomar banho;
- 42% dos brasileiros que não têm carro utilizam transporte público, mas, sempre que possível, preferem se locomover a pé ou com bicicleta;
- 26% dos que não têm carro utilizam sempre o transporte coletivo;
- 13% andam somente de carro e, quase sempre, sozinhas;
- 31% levam em consideração apenas o preço dos produtos.
Portanto, ainda há muito a ser feito.
Mas, como desafio inicial aos técnicos de marketing, fica a necessidade de que esta minoria consciente seja mapeada e identificada, pois ela certamente será o referencial a ser seguido pelos segundos aderentes da onda de consumo verde.
Identificar os formadores de opinião e os propagadores da cultura de consumo verde representam um ótimo ponto de partida para a implementação de uma estratégia de marketing verde que se proponha a ser eficaz e duradoura ao longo do tempo.
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