domingo, 1 de junho de 2008

Ecobags: Sacolas retornáveis, uma solução viável

Terça, 15 de abril de 2008, 14h27

Países podem proibir ou substituir sacos plásticos

Da Austrália ao Reino Unido, e em todo o território dos Estados Unidos, políticos e empresa estão estudando a possibilidade de proibir ou tributar o uso de sacos plásticos. Na Irlanda, um pesado imposto sobre seu uso, adotado em 2003, estimulou o público a deixá-los de lado quase completamente, em favor de sacolas de compra reutilizáveis, de tecido.

Domingo, 01/06/2008 às 07h26

China proíbe distribuição de sacos plásticos

Governo pretende diminuir o desperdício e os resíduos de lixo; país consome cerca de 3 bilhões de saquinhos por dia.

Brasil: quanto tempo você acha que falta para que sejamos obrigados a tomar uma atitude sensata neste sentido?

Como já tratamos em artigos anteriores, as sacolas plásticas são as grandes vilãs ambientais do varejo em todo o mundo.
Já vimos também que a substituição das sacolas de plástico comuns por sacolas de papel ou de plástico oxi-biodegradável ainda não se demonstraram eficazes. Voltaremos no futuro a tratar destas duas alternativas de solução.
O que é possível de ser feito neste momento e que apresente viabilidade econômica e eficácia garantida?


A resposta está nas ecobags ou nas sacolas retornáveis, que atendem à agenda XXI no que diz respeito à mudança de padrões de produção e consumo e são soluções viáveis de serem utilizadas por todos os lojistas, podendo representar até uma oportunidade de negócio.


Uma família de 4 pessoas de classe média utiliza aproximadamente 1.000 sacolas por ano no varejo de um modo geral. Essas sacolas convencionais podem demorar até 500 anos para sumirem na natureza, contaminando rios e oceanos, matando animais quando da sua ingestão, por confundirem a sacola com alimento.

Segundo os ecologistas, estes são os benefícios de uso das sacolas retornáveis:

- Você se torna um consumidor do Século XXI, com responsabilidade ambiental;
- Você encerra sua atividade de plastificador do planeta - cada família com 4 pessoas polui o planeta com mais de 1.000 sacolas plásticas por ano;
- Ao utilizar 1 sacola retornável você deixa de utilizar aproximadamente 500 sacolas por ano;
- Você economiza recursos naturais e energia para a fabricação de bilhões de sacolas plásticas todos os anos;
- Ao adquirir as sacolas retornáveis você está ajudando a neutralizar suas emissões de carbono;
- A produção de sacolas plásticas e a dos demais produtos que consumimos diariamente emitem carbono, que é um gás do efeito estufa, que está aumentando a temperatura da terra.


http://funverde.wordpress.com/projeto-sacolas-retornaveis/

Para os lojistas, as ecobags podem representar uma oportunidade de assumir uma atitude ambientalmente responsável que será claramente percebida pela sociedade, contribuindo para a boa reputação do seu negócios.


As ecobags não precisam e não devem ser necessariamente eco-feias, com já falamos. Elas Podem ser bonitas e podem conter frases de engajamento na causa ambiental que ajudam a comunicar o posicionamento do seu negócio sobre este assunto. Para o seu uso adequado, é necessário também que seja desenvolvido um trabalho de conscientização dos consumidores, que deverão retomar o hábito de suas avós, levando de casa a sacolinha de compras debaixo do braço, quando eles forem à feira, ao supermercado, a farmácia, a vídeo-locadora...

Não tenho dúvida de que esta iniciativa representaria um bom começo na busca de um varejo ambientalmente responsável e com negócios mais saudáveis, do ponto de vista de seus resultados.
A outra alternativa, será o varejo esperar as restrições que certamente virão ao uso das sacolas de plástico.

Quem sabe desta vez, vamos ser pró-ativos?!?!?!?

Um comentário:

Sheila Campos disse...

Adotei o uso de ecobags há tempos; no entanto, meu marido insiste em pegar sacolas plásticas em supermercados para acodicionar o lixo, em casa - principalmente por criarmos duas gatas adultas, e a troca de suas caixinhas ser constantemente exigida... Como substituir as sacolinhas também no acondicionamento do lixo doméstico? Obrigada!