quarta-feira, 18 de junho de 2008

Marketing digital: mídia ecologicamente amigável


Entre as grandes mudanças de comportamento que as empresas deverão adotar para se tornar ecologicamente amigáveis, existem práticas de marketing que deverão ser necessariamente revistas pelo impacto negativo que sua utilização tem sobre o meio ambiente.

Os marketeiros de um modo especial, terão grande influências na conscientização do consumidor sobre a necessidade de implementação de iniciativas verdes por suas empresas mas eles próprios terão que prestar contas à sociedade sobre o impacto ambiental de utilização de algumas mídias.

Vejamos então os seguintes exemplos:

- O consumidor americano recebe por ano 4 milhões de toneladas de correspondência impressa INDESEJÁVEL por ano e estas "porcarias" consomem aproximadamente 100 milhões de árvores para a sua produção;

- Uma simples página de publicidade em uma revista de leitura popular pode representar a emissão de 7 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, considerando toda a cadeia de valor envolvida.
Fontes:
1 "50 Simple Things You Can Do To Save The Earth," Earthworks Group
2 Institute of Sustainable Communication (ISC)

Obviamente isto não significa que os gestores de marketing deverão mudar suas práticas radicalmente de uma hora para outra. Mas é recomendável do ponto de vista ambiental que estes profissionais destinem parcelas crescentes de seu orçamento anual de investimentos para mídia digital, mais amigável ecologicamente do que a mídia impressa.

Razões não faltam para tanto, e passam pela tendência de desenvolvimento do e-mail marketing, de anúncios na Internet e no incremento de uso de técnicas de "mobile marketing" que são beneficiadas pela convergência de tecnologias no aparelho celular.

Paralelamente, poderemos acabar descobrindo que em muitos casos esta migração de meios poderá trazer uma maior efetividade no atingimento de alguns nichos de mercado e poderá melhorar os métodos de mensuração do retorno dos investimentos feitos em marketing, já que a métrica disponível na mídia digital é muito mais precisa do que a da mídia de massas.

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